quarta-feira, 1 de maio de 2013

Primeiro de Maio – Festa do Trabalho e Festa do Muguet






Símbolo da primavera francesa, o Muguet, essa linda florzinha branca que parece pequenos sininhos, tem seu dia especial,  1° de Maio !!!!
Por toda a França ele é festejado e é costume oferecer as pessoas que Amamos et a nos Chers Amis raminhos de Muguet, que segundo reza a lenda dá sorte a quem o recebe.


Essa tradição começou no século XV, quando Príncipes e Nobres Senhores iam aos bosques para colher Muguet para decorar suas residências para a "Festa do Amor" que celebravam no dia 1° de Maio.
No dia 1° de Maio de 1561, o Rei Charles IX, por ter recebido um ramo de Muguet como talismã de sorte, decide fixar a data em que seriam oferecidos ramos a todas as Senhoras da Corte.
Nasceu, assim, a tradição de la Fête du Muguet !!!!


 Em seguida, as costureiras, também na França, cultivavam a tradição de oferecer muguets às crianças no dia primeiro de maio, como porte-bonheur (símbolo de boa sorte) costume que foi incorporado pelos trabalhadores, que transformaram a singela flor em símbolo da festa do trabalho.

O muguet é uma planta das regiões temperadas ela cresce nos bosques, em locais protegidos da luz intensa, na Ásia na Europa e nos Estados Unidos e desabrocha no início da primavera. Ele simboliza a entrada da primavera no hemisfério norte. 

As flores, que têm a forma de pequenos sinos, também são conhecidas como Lis de la vallée (lírio do vale) e lágrimas de Nossa Senhora (em Portugal); elas exalam um perfume delicioso e são consideradas como símbolos de felicidade e da boa sorte. O Muguet é a flor símbolo da Finlândia. Na França e na Bélgica ele é oferecido aos familiares e aos amigos no dia 1 de Maio, “Dia do Trabalho”, com votos de felicidades e prosperidade, e simboliza também, na França, os 13 anos de casamento, as Bodas de muguet.

O Muguet é também a flor des rencontres amoureuses !!!
Durante muito tempo, eram organizados bailes em toda a França,
les "Bals du Muguet" !!!
Aliás, eram os únicos bailes do ano, onde os pais não podiam
participar !!!
As moças iam vestidas de branco e os rapazes com um ramo de
Muguet na lapela. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário