sábado, 27 de abril de 2013

Georges Bizet






Georges Bizet nasceu em Paris dia 25 de outubro de 1838. Ele foi registrado como Alexandre César Léopold, mas batizado como "Georges" em 16 de março de 1840 e foi conhecido por esse nome pelo resto da sua vida. Seu pai, Adolphe Bizet, trabalhou como cabeleireiro e barbeiro antes de se tornar um professor de canto, mesmo sem ter um treinamento formal.

 Sua trajetória musical havia sido rápida e surpreendente. As primeiras obras, Os Pescadores de Pérolas, de 1863, A bela moça de Perth, de 1867, e Djamileh, de 1872, pouco ou nada deixavam antever a revolução proporcionada por Carmen.


 Foi um escândalo. Na noite de 3 de março de 1875, a platéia presente à Opéra-Comique de Paris saiu chocada com a estréia de Carmen, de Georges Bizet. Acostumado com histórias ditas "edificantes", o público ficou incomodado com aquele espetáculo singular, no qual uma cigana desprovida de qualquer moral, sem a menor sombra de remorso ou piedade, enfeitiçava e levava os homens à perdição. Em vez de final feliz, um assassinato em cena. Carmem é morta pelo amante, a punhaladas. 


 Numa curta carreira devido à sua prematura morte, ele atingiu poucos sucessos antes do seu trabalho final, Carmen, que se viria a tornar uma das mais populares e frequentemente interpretadas óperas no repertório operístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário