domingo, 5 de maio de 2013

Queijos franceses

 A França é um dos maiores produtores mundiais de queijo e neste país confecionam-se alguns dos mais conhecidos do planeta, como é o caso do Camembert, do Roquefort, do Brie, do Caprice des Dieux e do Raclette, entre outros. No total, são produzidas mais de 400 variedades de queijo em França.





Queijo Camembert

O Camembert é um queijo francês macio e cremoso. Seu nome vem da vila de Camembert. Quando fresco, o Camembert tende ser esfarelento e é relativamente duro, porém caracteristicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece. 





Queijo Brie

O Brie é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. O Brie tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte.

Tem origem no século VIII, é um queijo redondo, cor de creme, com uma cinta branca comestível. O seu conteúdo amanteigado tanto pode ser feito a partir de leite de vaca cru ou pasteurizado, gordo ou magro, e deve ser consumido poucos dias depois de ser aberto. Originário das cidades de Seine e Marne, em 1815 foi considerado o rei dos queijos.


 

Queijo Roquefort

O Roquefort é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. O Roquefort é branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característico de matriz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado.





 Caprice des Dieux

 O queijo Caprice des Dieux, feito à base de leite de vaca, foi criado em 1956 em Illoud, no Haute-Marne, caracterizando-se por ter uma pasta mole. Este queijo surgiu por iniciativa do dono de uma pequena leitaria que queria lançar um produto que se destacasse para além da região onde vivia. Após cinco anos de estudos, lançou o Caprice de Dieux, com um sabor cremoso, ligeiramente salgado a acidado. 






Raclette

O queijo Raclette, de origem suíça, tornou-se num dos mais populares de França, onde é feito com leite de vaca pasteurizado nas regiões de Savoie, Franche-Comté e Bretanha. Tem forma de prato e deve maturar entre três a seis meses. Depois é ingerido após ser derretido junto a uma fonte de calor, acompanhado de batatas ou de charcutaria.
Apesar de existir, pelo menos, desde o século XVI, a designação raclette só surgiu em 1909, numa exposição em Valais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário