domingo, 7 de dezembro de 2014

Natal na França




 
Em setembro começam os preparativos para o Natal! 

A partir do começo do mês de Novembro as primeiras luzes começam a piscar nas ruas e as lojas enfeitam-se com magníficas decorações: grinaldas de verdura, pinheiros envoltos em fitas e bolas vermelhas e douradas. Numerosos mercados de Natal surgem então nas praças. O maior encontra-se em Estrasburgo, capital da Alsácia. Podem aí encontrar-se produtos artesanais para decorar os presépios e os pinheiros e guloseimas.

A partir do meio de Dezembro as famílias instalam o seu próprio pinheiro que as crianças enfeitam com alegria. Uma estrela, representando a estrela do pastor será colocada no cimo do pinheiro, bem como um presépio geralmente colocada a seus pés e um bouquet de visco suspenso na porta de entrada. Reza a tradição que ele trará felicidade a quem se abraçar por baixo dele no primeiro dia do ano.
A mesa de Natal é um elemento importante da tradição, portanto um centro de mesa elegante, guardanapos em tecido e alguns objetos como anjinhos ou flores agregam a decoração. A etiqueta francesa, diz que uma bela mesa de Natal deve ser harmoniosa e refinada, e nunca com exageros!
As ostras, o foie gras, os escargots e o salmão defumado são bem tradicionais na ceia de Natal. Mas o prato principal assim como em muitos outros lugares é o peru assado que na versão francesa acompanha castanhas cozidas a vapor. Ele é recheado de uma mistura de carnes de porco, alho, cebola e cravo da índia. Algumas pessoas gostam de refogar o recheio e de flambá-lo com cognac antes de rechear o peru. A sobremesa que não pode faltar nessa noite é a famosa “bûche de Noël” (um bolo à base de manteiga, em forma de tronco, recheado com frutas ou com castanhas e frutas secas). Algumas regiões da frança tem a tradição de ter 13 sobremesas na noite de natal, sendo que cada uma delas tem um significado ligado ao nascimento de Jesus.

Un Joyeux Noël à tous!


Nenhum comentário:

Postar um comentário